segunda-feira, 12 de julho de 2010

BioWare 2/4

Bom, sigo com a segunda postagem sobre as empresas de games e o futuro que nos espera. A bola da vez é da BioWare, que vai ter uma biografia nos moldes da que a Blizzard ganhou no post passado, e um pouquinho de atenção também.

BioWare Group, cujo grande dona é a Electronic Arts, foi fundada em fevereiro de 1995, e é responsável por alguns títulos bem famosos no mercado de hoje em dia. Curiosamente, foi formado por três graduandos de medicina. Em 2005 a BioWare e a Pandemic (responsável por títulos como Battlezone II e Army-Men RTS) formariam uma parceria, mas ambas acabaram incorporadas pela Elecctronic Arts, mas a BioWare manteve o logo.

Enquanto não dá pra dizer que a BioWare escreveu história em inovação no mundo dos games, não dá pra desmerecer o trabalho deles. Apesar de utilizar sistemas que já são razoavelmente conhecidos, eles ainda conseguiram fazer com que alguns dos principais jogos da empresa subissem muito na aceitação do público, e isso indica que por mais que não seja um grande ás da indústria, tem potencial pra fazer muita coisa.

Shattered Steel foi lançado em 1996, o primeiro jogo da empresa. Antigo pra caralho, eu admito, mas convenhamos. Pra médicos recém formados, o negócio foi bem bolado.

Shattered Steel foi o primeiro jogo da companhia, em 1996, mas não acho que ele mereça tanto destaque assim, se for comparado com o segundo título, lançado em 1998. Se todo mundo vai reconhecer, é uma coisa, mas se você mantém pelo menos um olhinho no mundo dos games, o nome vai acionar alguma coisa aí na tua cabeça.

Sim, Baldur's Gate! Chegou a ver esse mapa tão completinho assim?

Quer saber uma coisa interessante? Baldur's Gate, assim como outros jogos da série e alguns outros sem relação com eles tem como universo o Forgotten Realms, o cenário usado na série de Dungeons e Dragons. Parece que o sistema de batalha também é de D&D 2ª edição, com algumas adaptações pro negócio ser executável e tal.

Fato: Baldur's Gate fez um puta sucesso. Dois anos depois do lançamento de Diablo, o jogo vendeu pra caralho e deu um gás na indústria dos RPGs pra PC. Unindo uma legião de fãs de D&D com uma legião de fãs de RPG, o sucesso só podia ser garantido.

É feio? É, mas convenhamos, o negócio não tá ruim pra época. O cenário tá até bem bonitinho, poxa!

O sucesso valeu, e em 1999 já veio a expansão, e até que foi bem recebida. Tinha uns bugs, mas quem não tem? Além do mais, as adições que o jogo recebeu foram superiores aos motivos de crítica, e isso ajudou pra caramba no sucesso da franquia.

Em 2000 veio MDK2, e acho que sou uma das únicas pessoas na face da terra que conhece esse título. Lembro que enquanto eu tinha 8 anos e brincava de bonecos em casa, minha mãe ficava acordada até a meia-noite jogando MDK. O primeiro, sim. Anos mais tarde eu vim a experimentar o jogo também, mas nunca tive paciência pra terminar. Hoje o negócio nem roda mais em PC algum, acho. Fiquei sabendo que o jogo seguiu o estilo do primeiro, e por isso não tem nem como ser ruim, mas... Não fez todo esse sucesso.

Foi no mesmo ano, apesar disso, que veio...

Progresso, não? Aliás, o gráfico não é TÃO powerfull assim, mas pô... Tá bom. Tá bem legal, não tá?

Seguindo o sucesso do primeiro jogo, o segundo tinha que ser bom pra caralho, não é? Em geral, não é a regra, mas em Baldur's Gate, foi. Foi ainda melhor que o primeiro, o que rendeu ao jogo scores de 90%, 9/10, 4 estrelas de 5 e algumas notas máximas nos mais conceituados sites de reviews da internet. Inclusive, ganhou até uma postagem no "Greatest Games of All Time" do Gamespot. Eu chamo, sim, de impressionante. Isso antes mesmo que a BioWare fosse comprada pela EA, que teria, supostamente, muito mais potencial pra alguma coisa assim.

A expansão também seguiu o sucesso, e ganhou, segundo a Wikipedia, 3 prêmios no ano de 2001, quando foi lançada. Gamespy, IGN e Academy of Interactive Arts and Science (eu sei, também fiquei meio wtf com o nome, mas fazer o quê?).

Depois disso veio Neverwinter Nights, e eu vou ter que admitir. Se não fosse um colega de aula carioca, na época que eu tava na 8ª série, que vivia falando 'Neverwinterrr Naitsh', eu não ía lembrar desse negócio hoje. Admito também: nunca joguei e nunca me interessou muito, mas fazendo o dever de casa pra postar aqui, acabei descobrindo que ele foi muito importante pro desenvolvimento dos jogos seguintes, um dos quais muito me interessa.

"Wait, wait, giant nude girls all along? That's what i'm talking about!" Ok, a imagem é do NWN2, que nem foi produzido pela BioWare, que estava ocupada demais com Dragon Age: Origins, mas ela representa bem o que o NWN passou com patches home-made. Vocês com certeza já usaram um de The Sims pra deixar a galera pelada, não usaram?

Neverwinter Nights ocupou 2002 e 2003 da empresa, com o jogo principal e duas expansões. Em 2003, ainda, veio Star Wars: Knights of the Old Republic, que foi um puta jogo, mas no qual não quero me prender demais. Em 2005 veio Jade Empire (que é uma puta piada interna pra algumas pessoas que postam aqui e outras que lêem) e 2007 Mass Effect. Jade Empire e Mass Effect foram lançados primeiro pra Xbox e depois veio pra PC. Não gosto quando o negócio migra do console pro PC, mas vou fazer o quê? Chorar? Só não vou falar mais deles porque já falei demais e a fama foi pouca perto de Baldur's e NWN!

Deposi veio mais Sonic (sim, também fiquei surpreso aqui. Até fazer o dever de casa, não fazia idéia que a BioWare tinha produzido Sonic!) e mais Mass Effect em 2008 e 2009, respectivamente. Mas foi em 2009 que o que eu considero a bomba lançou. Dragon Age: Origins.

Não, ninguém vai me convencer que esse jogo não é foda pra caralho. Ví vídeos, imagens, críticas e reviews, mas nunca joguei. Alguém entende como eu me sinto? Hoje de noite vai pra loja do Tio Torresmo. Prometo jogar no futuro próximo.

Lembro que essa porra fez um estardalhaço gigantesco, pelo menos no mundo ao meu redor. Vi propagandas em vários cantos da internet e cansei de gente enchendo o saco no meu ouvido pra jogar. Li alguns reviews, mas realmente não consegui jogar. O download era grande demais pra situação atual da minha internet, e isso só dificultou tudo. Mas espero uma nova chance. O fato é, foi considerado o sucessor de Baldur's Gate, e não acho que tenha sido sem razão.

Convenhamos, mesmo só por aquela imagem, o negócio tem uma certa semelhança (sem brincadeirinhas com os gráficos, por favor), ressalvado o avanço natural da tecnologia. O sistema ainda tem algumas lembranças, e os reviews ficaram mais ou menos na mesma área. A versão pra PC foi notavelmente mais aclamada que a para Xbox 360 e PS3, por conta de alguns 'defeitos' na hora de migrar o jogo para os consoles.

Now now, what the fuck is this shit? O gráfico do jogo não deixa nada a desejar, mas também, pra um título lançado no ano passado, é o mínimo que se espera nos dias de hoje.

A expansão do jogo já foi lançada e já tá no mercado. As críticas não foram TÃO boas assim, porque a história decaiu e os personagens se tornaram menos memoráveis, mas ainda assim, o negócio não ficou fraco por causa da expansão.

O fato é que a BioWare produziu alguns dos carros-chefe do mercado hoje em dia. Dragon Age: Origins é o primeiro no Top 10 de games pra PC do Gamefaqs, e Mass Effect 2, de quem eu nem falei muito é o 10º colocado na mesma lista. Se for comparar, a Blizzard tem o 2º lugar com World of Warcraft, o 6º com Diablo II: Lord of Destruction e o 7º com o recém lançado Starcraft II: Wings of Liberty (eu sinceramente aguardo que essa 7ª colocação não seja o melhor que o jogo pode conseguir).

Um último fato a ressaltar é que a Electronic Arts talvez seja a grande responsável por todos esses títulos. Ela é a verdadeira dona da BioWare e eu não tenho uma boa noção de como as coisas funcionam entre eles. Ainda assim, se a BioWare manteve a própria identidade depois de ser incorporada, acho que isso merece o devido crédito. Verdade seja dita, é uma puta de uma empresa, que na minha opinião, realmente merece o lugar aqui como segunda explorada no mundo dos games pra PC. Encerro essa postagem por aqui, quinta-feira eu volto com a terceira da série!

Abraços, todo mundo!

P.S. Escrevi todo o post direto no blogspot. Vamos ver se a formatação não vai me decepcionar...

Um comentário:

Rony Bonani (Mushi) disse...

li o post todo,mas boiando, nunca joguei nada do que vc postou, então, porra véi você tem 100% de razão, quem sou eu pra discordar? nem opinião eu tenho!
HEAUHEUAHUH

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO